ESCOLHA CERTA!

A aparência dos novos modelos é tão variada quanto os tipos de roupas que são lavadas na máquina. Atualmente, as lavadoras de roupas podem ser brancas, vermelhas, acinzentadas ou pretas, com painel digital ou botões giratórios, com cestos de plástico ou em aço inox, que propiciam maior durabilidade.

Algumas marcas mantêm o estilo quadrado enquanto outras apostam nas linhas arredondadas, de qualquer maneira, a opção deve ser feita de acordo com o espaço disponível. Outro quesito importante que envolve o local onde a lavadora será instalada é o tipo de abertura: frontal ( Front Load ) ou superior (Top Load).
As máquinas com abertura superior são mais indicadas para ambientes menores, pois as de porta frontal necessitam de um vão para abertura, como, por exemplo, uma geladeira ou armário comum. Os modelos também variam entre lavadoras de piso, de embutir e portátil com capacidade reduzida, que são ideais para viagens longas como uma temporada de férias na casa de praia.

Sistema de lavagem – nas máquinas com abertura frontal (lavagem por sistema de tombamento) as roupas são movimentadas de cima para baixo, na direção contrária a água, gerando um atrito capaz de remover as sujeiras mais pesadas.

Nas máquinas com abertura superior (sistema de lavagem por turbilhonamento ou agitação), roupa e água são mexidas contra as paredes do cesto, permitindo que o sabão penetre com maior facilidade nas fibras de tecido para remoção das impurezas.

Capacidade – das máquinas de lavar portáteis com capacidade para 1 kg de roupas, ideais para a lavagem de tecidos delicados e peças íntimas, às grandes lavadoras de 15,2 kg.
Para fazer uma boa escolha leve em consideração o volume de roupa suja que a sua família gera e quantas pessoas utilizarão a máquina. Por exemplo, lares com até quatro pessoas podem utilizar máquinas com capacidade de até 7 kg; famílias maiores precisam de uma lavadora com mais capacidade.
Não esqueça também de considerar os usuários esporádicos, como aquelas visitas que aparecem nos finais de semana, por exemplo, e quando vem traz uma trouxa enorme de roupa suja para ser lavada.

Acessórios – em geral, as lavadoras de roupa dispõem de compartimento específico para sabão em pó, mas nem todas contam com dispenser para amaciante e alvejante. Este detalhe torna a lavagem muito mais prática e independente, pois os itens são liberados automaticamente sem que haja necessidade de acompanhar o processo.

Economia – as máquinas de lavar utilizam água e energia para funcionar, por isso, esteja atento ao consumo informado pelo fabricante para evitar desperdício.

Extras – algumas máquinas oferecem até trinta programas de limpeza, entre os quais é possível escolher da lavagem de roupa social clara ao jeans muito sujo, passando por branco normal ou branco encardido. Alguns modelos também propiciam a regulagem da temperatura da água (fria, morna ou quente) e opção de enxágue econômico no qual é possível economizar cerca de 30% de água. Há lavadoras que também secam a roupa por sistema a vapor, entre outras inovações que tornam a tarefa muito mais simples e as roupas mais limpas e conservadas.

Algumas lavadoras oferecem funções que regulam o nível de água de acordo com a quantidade de roupa e adequam o ciclo de lavagem em virtude do tipo de sujeira das peças. Estas opções possibilitam redução dos gastos, pois são usados apenas os recursos realmente necessários.

2 comentários:

Tamyres disse...

Essas máquinas de lavar frontais são as melhores, eu comprei uma e troquei a minha antiga que era em cima a abertura .. nossa deu de 10 a 0 nela, elas são bem melhores, e a minha é muito silenciosa, amei!

Bella disse...

Tecnologia dessas máquinas sãó ótimas mesmo, ganhei a minha de presente do meu marido e estou adorando ela de mais, lavar roupa nela ficou muito fácil rs

Postar um comentário